Pôr do Sol no Alentejo

Pôr do Sol no Alentejo

Seguidores

sexta-feira, 27 de março de 2015



A meio da noite Manuel acordou com uns barulhos estranhos, levantou-se e muito receosamente dirigiu-se para o local do murmúrio, a lua cheia, iluminava totalmente o quarto com uma luz diáfana.
Uma dezena de estranhas criaturas estavam reunidas num dos cantos do quarto: eram todos diferentes uns dos outros, uns usavam chapéu, outros não e todos eles vestiam uma espécie de camisa de dormir, não tinham rosto, nem mãos, nem pernas, apenas se via roupa moldada por um corpo inexistente.
Os primeiros momentos de pavor de Manuel foram substituídos por uma corajosa reacção! Tinha lido num livro há muito tempo atrás, que os fantasmas eram só ar e dessa forma era-lhes impossível causar qualquer dano físico a quem quer que fosse. Também tinha lido no mesmo livro que para os afastar bastava lançar sal sobre eles.
Manuel correu à cozinha e afortunadamente o saleiro estava cheio de sal! Pegou no saleiro, dirigiu-se ao quarto onde estavam os fantasmas e lançou-lhes sal para cima. Muitos desfizeram-se logo ali e os outros fugiram apavoradamente. Manuel viu que dominava bem a situação e resolveu acabar com todos os fantasmas, por isso decidiu dar-lhes caça.
Procurou primeiro nas divisões do andar de cima e depois desceu as escadas para o rés-do- chão. Procurou primeiro na cozinha, depois na biblioteca, na casa de banho e finalmente na sala comum, que era a maior divisão da casa. A luz branca da lua que entrava pelas grandes janelas dava-lhe um ar funesto e arrepiante. Manuel entrou e parecia-lhe tudo diferente, desde a primeira vez que tinha estado na sala, quando chegou durante o dia. Agora tudo aquilo lhe parecia misterioso. Viu então, encostados à parede perto da lareira, três estátuas em tamanho natural, Manuel pensou muito intrigado como foi possível ele não ter visto as estátuas quando esteve ali esta tarde. Caminhando na sua direcção, verificou perplexo, que as estátuas eram esqueletos. Aproximou-se mais para ver melhor, averiguou que eles estavam armados: um tinha uma lança, outro, um grande machado e o terceiro, uma espada. Manuel esquecera-se completamente dos fantasmas. Ficou completamente hipnotizado pelos esqueletos, porém, havia algo neles de tenebroso que o deixava receoso de se aproximar mais. Manuel, para ver um pouco melhor, debruçou-se sobre uma mesinha de apoio, existente no local e nesse preciso momento, é-lhe lançado um terrível golpe de machado…

Manuel está totalmente encharcado em suor e sente de forma intensa os batimentos cardíacos, pouco a pouco vai tomando consciência de onde está.
Lembrou-se que tinha procurado o dia todo a casa que tinha herdado. Uma vivenda isolada, um modelo antigo e tradicional e como lhe parecera à primeira vista, uma casa assombrada.
Visionava agora, todos os seus movimentos desde a chegada: como procurou no molho de chaves que lhe tinham entregado, a do portão pequeno, que dava entrada para o jardim que circundava a casa, a impressão que a relva lhe causara, que mais parecia um caniçal, porque há mais de um ano que não era cortada, desde que a madrinha fora para o lar de idosos.
Quando abrira a porta da casa e o cheiro forte que lhe invadiu as narinas e que o fez recuar aos tempos de menino. Como ele presumira, que a água e a luz já teriam sido cortadas pelos serviços das respectivas empresas e como ele fora previsto, trazendo velas, água e comida, trazia tudo isso no carro.
Passara uns meses naquela casa, quando era ainda muito jovem, mas lembrava-se da casa decorada da mesma maneira que estava agora. Porém estava toda ela, coberta por uma camada de pó.
Manuel lembra-se bem de ter pegado na cobertura da cama com cuidado, para não espalhar o pó, de um dos quartos, que tinha escolhido para dormir e sacudi-la energicamente na varanda do quarto! Verificando com agrado que os lençóis e o edredom estavam limpos e que podia dormir perfeitamente ali.
Aproveitara a réstia de dia para proceder a mais algumas limpezas e quando já pouco se via, acendeu algumas velas e comeu o farnel que tinha trazido. Pouco mais podia fazer sem luz e resolveu ir dormir.
Agora completamente desperto foi com profundo alívio que verificou que tudo não passara de um pesadelo!
O sol já se erguia imperiosamente no horizonte e Manuel decidiu levantar-se, tinha muito que fazer!
Desceu para o andar de baixo decidido a iniciar as limpezas que eram necessárias fazer, o mais rápido possível.
Porem, e ainda com o sonho que tivera, no pensamento, dirigiu-se primeiramente à sala e foi com um sorriso que verificou que não havia lá estátuas de esqueletos! Contudo, quando se preparava para sair da sala, reparou em algo que lhe gelou o sangue!
Na mesinha de apoio, que estava, no sonho, em frente das estátuas dos esqueletos, tinha cravado no seu tampo de madeira um horrível machado …

Sem comentários:

Enviar um comentário

Acerca de mim

A minha foto
Seixal, Setúbal, Portugal