Pôr do Sol no Alentejo

Pôr do Sol no Alentejo

Seguidores

sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

pintura de Malangatana Valente

                    Saí do comboio,
                    Disse adeus ao companheiro de viagem
                    Tínhamos estado dezoito horas juntos…
                    A conversa agradável
                    A fraternidade da viagem.
                    Tive pena de sair do comboio, de o deixar.
                    Amigo casual cujo nome nunca soube.
                    Meus olhos, senti-os, marejaram-se de lágrimas...
                    Toda despedida é uma morte...
                    Sim toda despedida é uma morte.
                    Nós no comboio a que chamamos a vida
                    Somos todos casuais uns para os outros,
                    E temos todos pena quando por fim desembarcamos.
                   Tudo que é humano me comove porque sou homem.
                   Tudo me comove porque tenho,
                   Não uma semelhança com ideias ou doutrinas,
                   Mas a vasta fraternidade com a humanidade verdadeira.
                   A criada que saiu com pena
                   A chorar de saudade
                   Da casa onde a não tratavam muito bem...
                   Tudo isso é no meu coração a morte e a tristeza do mundo.
                   Tudo isso vive, porque morre, dentro do meu coração.
                   E o meu coração é um pouco maior que o universo inteiro.

                   Álvaro de Campos - Livro de Versos . Fernando Pessoa.


Os poemas de Fernando Pessoa deixam-me sempre a pensar e este não foge à regra, existiram muito poucos pessoas no mundo como Fernando Pessoa, que em tão poucas palavras me transmitam tanto! É como se o mundo inteiro coubesse dentro dos seus poemas.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Acerca de mim

A minha foto
Seixal, Setúbal, Portugal