Pôr do Sol no Alentejo

Pôr do Sol no Alentejo

Seguidores

domingo, 5 de dezembro de 2010

Índia terra de contrastes - O Hinduísmo ( 2ª )

O Hinduísmo é uma religião que se originou na Índia. Entre as suas raízes está a religião védica cuja origem dizem vir do tempo da idade do ferro e como tal, o hinduísmo é citado frequentemente como uma das religiões mais antigas do mundo. O Hinduísmo engloba o Bramanismo com a sua panóplia de divindades; a crença no "Espírito Universal"; e um sistema, ordenado por castas. É formado por diferentes tradições e não possui um fundador. Existem vários tipos de Hinduísmo, várias visões do Hinduísmo, várias denominações, que tudo somado, fazem do Hinduísmo a terceira maior religião do mundo logo a seguir ao Cristianismo e ao Islamismo, com aproximadamente um bilião de fiéis.
As escrituras Hindus dividem-se em Shruti "revelado" e Smriti "lembrado". Estas escrituras discutem a teologia, filosofia e a mitologia Hindu, e fornecem informações sobre a prática do dharma (vida religiosa). Estes textos: os Vedas e os Upanixades possuem a primazia na autoridade, devido à sua antiguidade.
Os hindus acreditam num espírito supremo cósmico, que é adorado de muitas formas e, é representado por divindades individuais.
A teologia Hindu fundamenta-se no Trimurti: uma trindade constituída por Brama, Shiva e Vishnu. Tradicionalmente o culto directo aos membros da Trimurti é relativamente raro em vez disso, prestam culto aos avatares, que são manifestações corporais da divindade suprema: Brama. Os avatares, são mais específicos e mais próximos da realidade cultural e psicológica dos praticantes.
Definições do hinduísmo
O hinduísmo não tem um "sistema unificado de crenças, codificado numa declaração de fé ou um credo", mas sim uma doutrina que engloba a pluralidade de fenómenos religiosos que se originaram e são baseados nas tradições védicas.
O hinduísmo é uma corrente religiosa que evoluiu organicamente através dum grande território marcado por uma diversidade ética/cultural significativa. Esta corrente evoluiu tanto através da inovação interior como pela assimilação de tradições ou cultos externos ao próprio hinduísmo. O resultado foi uma variedade enorme de tradições religiosas. Temas proeminentes nas crenças hindus são: o Dharma:práticas dentro da ética hindu; Samsara: o contínuo ciclo do nascimento, morte e renascimento; O karma: acção e consequente reacção; O Moksha: fim do ciclo de renascimentos e morte: a libertação do Samsara e os diversos Yogas: caminhos ou práticas.
Conceito de Deus
A crença prevalecente do Hinduísmo é que há apenas uma única deidade Suprema e Absoluta, chamada Brama. Contudo, o Hinduísmo está normalmente associado com uma multiplicidade de formas de adoração a Deus, e não dá preferência a nenhuma forma particular sobre outra. As formas de deuses e deusas no Hinduísmo são milhares, e representam sempre, os múltiplos aspectos do Brama. Todos os inumeráveis nomes e formas de Brama constituem o que é conhecido no Ocidente como politeísmo, mas Deus é somente um e um só. De modo semelhante como Nossa Senhora tem muitos nomes e atributos no Cristianismo Católico, e mesmo assim é a única e a mesma, assim também é a forma como um hindu vê Deus.
As mais famosas formas das Deidades Hindus são, sem dúvida, o Trimurti (também conhecida como trindade Hindu), onde está Brama: o criador; Vishnu: o conservador, e Shiva: o transformador ou destruidor. As Deidades indianas são representadas por uma enormidade de imagens e ídolos, simbolizando o poder Divino. Muitos destes ídolos estão alojados em templos de incomparável beleza e grandiosidade, mas a grande maioria está nas casas das pessoas, e são oratórios familiares.
Devas e Avatares
As escrituras hindus referem-se a entidades celestiais chamadas "devas" na sua forma feminina que pode ser traduzido como "deusas" ou "seres celestiais". Na mitologia hindu os devas equivalem aos anjos do Cristianismo. Os devas são uma parte integrante da cultura hindu, e foram retratados na arte, na arquitectura e através de ícones e histórias mitológicas. Eles estão relatadas nas escrituras da religião e, particularmente na poesia épica indiana.
Os épicos hindus relatam diversos episódios da descida de Deus à Terra em várias formas corpóreas para restaurar o dharma e guiar os humanos ao Moksha. Eles transcendem para a criação material e assumem o nome de Avatar. Os avatares são encarnações do Ser Supremo, normalmente Vishnu.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Acerca de mim

A minha foto
Seixal, Setúbal, Portugal