Pôr do Sol no Alentejo

Pôr do Sol no Alentejo

Seguidores

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

O Cognome



Já passaram por Portugal numerosos soberanos e cada um deles, teve as suas virtudes e os seus defeitos: uns foram sábios, outros estúpidos, uns foram bondosos outros cruéis, uns tiveram visão e outros foram totalmente retrógrados.
 A todos eles era-lhe dado um cognome que se relacionava com o mais relevante da sua personalidade.
 Os primeiros reis, da primeira dinastia, tiveram cognomes que tinham a ver com a manutenção e estabilidade do reino, tinham cognomes como: o conquistador, o povoador, o lavrador, o justiceiro etc. Depois vieram outros de outras dinastias: a segunda, a terceira e a quarta. A todos esses reis foram dados os respectivos cognomes.
 Quando derrubaram a monarquia em 1910 e instalaram a república, os presidentes da república que se seguiram aos reis não foram melhores que estes! Também eles tiveram as suas virtudes e os seus defeitos tal como os reis, as únicas diferenças eram na forma como eles eram eleitos e no tempo em que exerciam o mandato.
 Foi uma pena os presidentes da república, não terem também um cognome! Facto que eu lamento profundamente: o cognome seria como um resume da forma de ser do presidente; a sua imagem de marca.
 Ao actual presidente que termina agora o seu mandato, se ainda se usasse esse epíteto, devido às suas acções e manobras, mereceria sem dúvida, o cognome de: o reles!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Acerca de mim

A minha foto
Seixal, Setúbal, Portugal