Pôr do Sol no Alentejo

Pôr do Sol no Alentejo

Seguidores

segunda-feira, 2 de junho de 2014

Moinhos de Maré

Moinho de Maré de Corroios


Moinho de Maré do Seixal

A baía do Seixal tem sido um pólo de atracção desde há milhares de anos para os vários povos que por aqui passaram. Uma das provas que mais se salienta dessas passagens é a existência de vestígios da estadia dos Romanos nesta região, assim como nas outras regiões  em volta. Uns desses vestígios são as Olarias Romanas de Corroios e da Quinta de S. João, em Arrentela.
 Durante a época dos descobrimentos, a região do Seixal já era devidamente referenciada devido à sua excelente localização geográfica. Instalaram-se nesse período na região, grandes estaleiros navais que construíam todo o tipo de navios.
Foi também nessa época que se começaram a usar os moinhos de maré,  iniciando-se a construção do primeiro moinho de maré em 1403: o Moinho de Maré de Corroios, fazendo-se desse modo o aproveitamento das enchentes e vazantes das marés para fazer funcionar os moinhos. Existem dezenas deles espalhados por todo o estuário do Tejo, quase todos estão em ruínas com a excepção dos que foram adquiridos ou apoiados pelas várias Câmaras que circundam o estuário do rio Tejo, como é o exemplo do  moinho de Corroios, o mais antigo de todos, construído há 611 anos e está em perfeito estado de conservação e a funcionar! Uma das poucas coisas boas que a Câmara Municipal do Seixal fez de jeito e em boa Hora!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Acerca de mim

A minha foto
Seixal, Setúbal, Portugal