Pôr do Sol no Alentejo

Pôr do Sol no Alentejo

Seguidores

quarta-feira, 5 de março de 2014




Hoje é quarta-feira de cinzas: o 1º dia da quaresma. Este dia traz-me sempre uma nostalgia dos tempos de criança, quando vivia na aldeia onde nasci.

Neste dia celebrava-se o enterro do Carnaval! Era uma festa totalmente popular; uma cegada, que era constituída por  uma carroça puxada por um burro que transportava um boneco de palha vestido com roupas velhas, onde se destacava um enorme pénis de loiça das Caldas a sair-lhe da braguilha das calças. Havia vários figurantes: um padre, uma viúva, os cangalheiros e várias carpideira. O povo da aldeia seguia atrás do cortejo. Quando chegavam ao largo da igreja, depositam o caixote onde estava o boneco numa pira de lenha. Aí faziam uma espécie de teatro, com o pessoal todo assistir e a rir! Depois lançavam fogo ao boneco e tudo ardia com labaredas altíssimas. Claro que as bebidas e os petiscos circulavam abundantemente. Actualmente ainda se fazem muitas cegadas destas, um pouco por todo o lado, em muitas terras chamam o enterro do bacalhau.
 Na minha aldeia já não se faz o enterro do Carnaval, uma tradição que se perdeu como tantas outras... Compreende-se, os tempos são outros. A aldeia onde quase todos, éramos primos, mudou  muito e as mentalidades também.

Acerca de mim

A minha foto
Seixal, Setúbal, Portugal