Pôr do Sol no Alentejo

Pôr do Sol no Alentejo

Seguidores

sábado, 14 de dezembro de 2013







O dia mágico
Está a aproximar-se o Natal, essa data que celebra o nascimento de Jesus. Porém, hoje em dia tem outras expressões. Portugal é um país catolicíssimo mas,  eu tenho dúvidas se o Natal é mais reverenciado como o dia do nascimento de Jesus, ou, se o dia dedicado à família. Inclino-me mais para a segunda hipótese.
A excitação é grande e a crise é esquecida neste período. Todo o mundo só pensa nos presentes para oferecer aos familiares e amigos e na compra das iguarias para a Noite da Consoada e para o Dia de Natal.
Existem muitas tradições em Portugal que se perdem na memória dos tempos e que são localizadas nas várias regiões do país! Mas, há uma que é comum a todo o território nacional: o jantar na Noite de Natal, designada por Consoada. Nessa noite, milhões de portugueses se sentam à mesa: bisavós, avós, pais, tios, filhos, netos, bisnetos, primos, genros, noras, compadres, comadres e muitas vezes vizinhos que vivem sós. Todos se sentam à volta da mesa para comerem o bacalhau cozido com couve portuguesa, batatas, cenouras, nabos e ovos. Tudo temperado com alho cru cortado finamente, azeite e vinagre. Para beber, normalmente usa-se o vinho tinto ou branco e refrigerantes para os mais pequenos. Nas regiões do Minho e Trás-os-Montes
a par do bacalhau, também se usa o polvo. As sobremesas é que são variadas de acordo com as tradições regionais.
No almoço do Dia de Natal, predominam as carnes: a refeição começa normalmente com uma canja de galinha, seguida de um assado, que pode ser de peru, leitão, borrego ou porco. Varia de acordo com as  regiões do país.
Também é tradicional nas casas, montarem a mesa de natal. É posta antes do início da consoada e ficará até ao Dia de Reis: 6 de Janeiro. Essa mesa é colocada numa zona central da casa e será adornada por uma toalha bordada com motivos natalícios e sobre ela serão colocados os frutos secos: amêndoas, nozes, avelãs, figos e passas e os doces que são variados, como as habituais rabanadas, os sonhos, as filhós, as azevias, o arroz doce, a aletria e o tradicional bolo rei. Também não faltará na mesa todo o tipo de bebidas: vinho do Porto, vinho abafado, anis, licores, ginja e tantas outras bebidas espirituosas. 
Reunidos no ambiente familiar com boa comidinha regada com bons vinhos, contam-se e recontam-se velhas histórias, joga-se, brinca-se e o dia passa com uma rapidez incrível. Não tenho dúvida nenhuma que este é o período mais feliz para o povo português o seu dia mágico.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Acerca de mim

A minha foto
Seixal, Setúbal, Portugal