Pôr do Sol no Alentejo

Pôr do Sol no Alentejo

Seguidores

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013











Espigueiros do Minho



Espigueiros da aldeia do Lindoso

Estes monumentos, existentes em muitas aldeias no Minho eram construídos em granito: uma rocha duríssima, abundante no norte de Portugal. Serviam para proteger o milho das intempéries e dos roedores. As suas paredes são fendidas para que o ar circule através das espigas empilhadas. No topo são geralmente rematados por uma cruz, que significa a invocação divina para a protecção dos cereais. Parte destes espigueiros, são ainda hoje utilizados pelas populações locais.

 Espigueiros da aldeia do Soajo 

A aldeia do Soajo, situada numa das vertentes da Serra da Peneda, sobranceira ao Rio Lima é famosa pelo vasto conjunto de espigueiros erigidos sobre uma enorme laje granítica, usada pelo povo como eira comunitária. O mais antigo data de 1782. Esta aldeia Minhota é famosa pela sua história. Foi fundada no século 1, mas só no século XVI é que lhe foi atribuída carta de foral. Desde a fundação da nacionalidade portuguesa que o seu povo goza de privilégios.

8 comentários:

  1. Este blog despertou-me outra vez a vontade de viajar. E também acho que um dia as fronteiras serão apenas simbólicas e significarão união e não separação.

    ResponderEliminar
  2. Obrigadíssimo pelo comentário, W.C. Fields. Gosto imenso do seu blog e do seu sentido de humor, a brincar se dizem coisas muito sérias!

    ResponderEliminar
  3. Respostas
    1. Gracias Blanca! Es un placer su visita. Hasta la próxima

      Eliminar
  4. Amigo, fico honrado com sua visita.
    Quero dizer que este post para mim foi de grande valia, pois já tinha visto tais construções pela SIC TV, mas não explicavam sua finalidade.
    Cheguei a pensar que fossem construções da época do império romano, pois para mim lembravam algo da arquitetura celta...
    Por isso digo que me esclareceu e muito.
    Um abraço, até a próxima.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado, António pelas palavras de incentivo.
      Um abraço.

      Eliminar
  5. Que belo lugar!
    Gostaria de logo poder conhecer Portugal!
    Tenha um ótimo final de semana
    muita paz e energia.

    ResponderEliminar
  6. NUNCA FUI ,,,
    MAS VEJO AS FOTOS E QUE BELO PAIS...
    PORTUGAL É LINDO
    ABRAÇO
    LEILA

    ResponderEliminar

Acerca de mim

A minha foto
Seixal, Setúbal, Portugal