Pôr do Sol no Alentejo

Pôr do Sol no Alentejo

Seguidores

domingo, 17 de abril de 2011

Retaliações



Fiquei chocado com uma conversa que ouvi hoje. O sereno e simpático povo português está cada vez mais arrogante, casmurro, preconceituoso e xenófobo: pensei. Ouve-se cada vez mais no dia-a-dia conversas que confirmam essas questões. Contudo, assim tão directamente ainda não tinha ouvido: um respeitável ancião falando com alguma rispidez dizia para um outro homem na casa dos trinta: - Vá mas é para a sua terra! Vocês vêm para aqui para roubar os postos de trabalho aos portugueses. Por causa de vocês é que este país está como está, com tanta criminalidade, uma pessoa já não pode sair de casa à noite…, etc., - ¬¬¬com tanta barbaridade que estava ouvir e vendo o ar desolado do rapaz a quem eram dirigidos tais impropérios, não pude deixar de intervir. Pedi desculpa por me intrometer na conversa, mas aquilo que estava o ouvir tinha-me deixando perplexo. Disse-lhe que achava que ele estava muito errado em fazer aquelas acusações ao cidadão estrangeiro. Além de não serem verdade, eram também muito injustas. Tentei fazer-lhe ver que os estrangeiros não roubam o trabalho a ninguém. Quem dá o trabalho, só quer que lhe façam o trabalho: os portugueses não aparecem, não querem fazer certos trabalhos, alguém terá que os fazer. Quanto à criminalidade? Disse-lhe: existem milhares de cidadãos estrangeiros em Portugal, vivem calma e sossegadamente as suas vidinhas, mas quando algum, faz o que não deve e cai nas malhas da justiça: cai-lhe o Carmo e a Trindade em cima, Vira notícia nas primeira paginas dos jornais; é noticiado durante todo o dia na televisão e na rádio. Simplesmente por ser estrangeiro. Não podemos ir atrás da conversa dos media sejam eles da imprensa escrita ou televisiva, eles só querem polémicas, para terem audiências e vender aos anunciantes.
Então o senhor disse-me: não! Não é nada disso; eu até, nem faço caso do que dizem os jornalistas. Estes estrangeiros, é que precisam de ouvir algumas verdades e, só têm é que se calar … Eu quando vivi na Alemanha durante 15 anos! Ouvi muito… E calei-me.
Compreendi então…



2 comentários:

  1. Pois é... Há muita gente assim! É como aquele ditado popular que diz assim:
    - Nunca sirvas a quem serviu nem peças a quem pediu -
    As humilhações que sofreram, ficam lá no seu subconsciente, depois quando podem é a vingança!

    ResponderEliminar
  2. Obrigado amigo Alex pela gentileza. Acredito que seja uma vingança inconsciente, o que leva as pessoas a agirem dessa maneira.Se tivessem consciência daquilo que dizem e fazem decerto que agiriam de maneira diferente.
    um grande abraço.

    ResponderEliminar

Acerca de mim

A minha foto
Seixal, Setúbal, Portugal