Pôr do Sol no Alentejo

Pôr do Sol no Alentejo

Seguidores

quarta-feira, 30 de abril de 2014

O homem é livre, enquanto pode pensar



Há quem diga que a verdadeira liberdade é a liberdade de pensamento.
Na verdade nós podemos pensar, e imaginar tudo o que quisermos, e isso independentemente de estarmos sentados a escrever no computador, a passear na rua ou então, se estiver preso na cadeia ou em qualquer outro lugar, desde que a nossa cabeça esteja no lugar, o nosso pensamento acontece de acordo com a nossa vontade, não há no mundo nada mais livre.

Estou-me a lembrar de um escritor russo Alexandre Soljenitsine que durante o período soviético, por ter criticado o sistema, foi preso e deportado para a Sibéria onde ficou a cumprir trabalhos forçados.
 Os seus livros baseados na vivência e da suas experiências e em cujas histórias se relatava a brutalidade do regime para com aqueles que não estavam de acordo com o regime.
 Os seus livros acabaram por ser publicados na Europa e Soljenitsine em 1970 ganhou o prémio Nobel da Literatura, prémio este que acabou por suavizar a sua pena e lhe permitiu ser expulso da União Soviética.
O exemplo de Soljenitsine espelha bem a frase: O homem é livre enquanto pode pensar. Porque efectivamente o corpo físico pode estar impedido de fazer seja o que for, mas se a mente estiver desperta, ela é livre de pensar, registar, analisar, ajuizar e tudo mais, porque aí, na nossa mente, ninguém pode proibir nada, nós somos senhores absolutos.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Acerca de mim

A minha foto
Seixal, Setúbal, Portugal