Pôr do Sol no Alentejo

Pôr do Sol no Alentejo

Seguidores

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Multa legendo, perparum sapiant.



Por vezes perguntam-me qual foi o livro que eu mais gostei de ler.
 A essa pergunta fico sempre um pouco embaraçado porque nunca sei ao certo. Normalmente gosto do que estou a ler no momento! Mas, se pensar melhor, certamente, já existiram outros livros que eu adorei! Há livros que me ficaram para sempre na memória e outros que se me apagaram completamente.
Lembro-me por exemplo de livros que admirei muito quando era jovem, como o Dom Quixote de La Mancha de Cervantes, ou o Moby Dick  de Herman Melville e a Odisseia de Homero. Se recuar mais no tempo, aos meus tempos de meninice, o primeiro livro que me prendeu e que nunca mais me esqueci foi o Robinson Suíço de Johann Rudolf Wyss. Todos esses livros me deixaram marcas indeléveis.
 Também houve livros, que são inesquecíveis para mim, por uma ou outra característica, como por exemplo: Os Miseráveis de Victor Hugo, que levei três anos a lê-lo, não pelo facto de ser um livro com muitas páginas, mas sim, pela irritação que me causava a história protagonizada por João de Valjean e os sofrimentos que lhe foram causados pelo miserável comportamento dos seres humanos, mas o livro é muito mais que um drama, são muitas histórias dentro de uma história. Outros livros que também muito me agradaram, foram as Histórias Extraordinárias de Edgar Allan Poe, as Noites Brancas de  Dostoiévski e O Processo de Kafka.
Claro que existem outros livros fabulosos, principalmente provenientes da grande literatura portuguesa: as obras de Eça de Queirós, de Camilo Castelo Branco, Fernando Pessoa, Luís de Camões  e tantos outros monstros sagrados da literatura portuguesa.
Gosto imenso de ler e comprar livros, porém o exercício da leitura é incomensuravelmente inferior à prática de os comprar, de forma que isso resulta numa biblioteca cheia de livros virgens, que esperam displicentemente pela sua vez.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Acerca de mim

A minha foto
Seixal, Setúbal, Portugal