Espigueiros do Minho
Espigueiros da aldeia do Lindoso
Estes monumentos, existentes em muitas aldeias no Minho eram construídos em granito: uma rocha duríssima, abundante no norte de Portugal. Serviam para proteger o milho das intempéries e dos roedores. As suas paredes são fendidas para que o ar circule através das espigas empilhadas. No topo são geralmente rematados por uma cruz, que significa a invocação divina para a protecção dos cereais. Parte destes espigueiros, são ainda hoje utilizados pelas populações locais.
Espigueiros da aldeia do Soajo
Este blog despertou-me outra vez a vontade de viajar. E também acho que um dia as fronteiras serão apenas simbólicas e significarão união e não separação.
ResponderEliminarObrigadíssimo pelo comentário, W.C. Fields. Gosto imenso do seu blog e do seu sentido de humor, a brincar se dizem coisas muito sérias!
ResponderEliminarME GUSTA... REGRESARÉ... GRACIAS.
ResponderEliminarGracias Blanca! Es un placer su visita. Hasta la próxima
EliminarAmigo, fico honrado com sua visita.
ResponderEliminarQuero dizer que este post para mim foi de grande valia, pois já tinha visto tais construções pela SIC TV, mas não explicavam sua finalidade.
Cheguei a pensar que fossem construções da época do império romano, pois para mim lembravam algo da arquitetura celta...
Por isso digo que me esclareceu e muito.
Um abraço, até a próxima.
Obrigado, António pelas palavras de incentivo.
EliminarUm abraço.
Que belo lugar!
ResponderEliminarGostaria de logo poder conhecer Portugal!
Tenha um ótimo final de semana
muita paz e energia.
NUNCA FUI ,,,
ResponderEliminarMAS VEJO AS FOTOS E QUE BELO PAIS...
PORTUGAL É LINDO
ABRAÇO
LEILA