História
A Índia foi o berço de uma grande civilização. Está localizada ao sul da Ásia e devido á sua situação geográfica, durante longo tempo ficou isolada dos outros povos.
Na antiguidade entre os povos que habitavam a região que hoje faz parte a Índia, sobressaíram os Drávidas, um povo com um elevado grau de civilização. Porém, esse povo não resistiu aos invasores e, entre 1750 a 1400 a.C., foi dominado por tribos Arianas vindas do norte que invadiram e dominaram toda aquela região.
Os Arianos fixaram-se como classe dominante no poder e dividiram os povos da antiga Índia por castas de acordo com a cor da pele. As castas eram classes sociais muito rígidas, sem possibilidades de mudança. Era proibido, por exemplo, a uma pessoa de uma casta casar-se com outra de casta diferente. Quem nascia numa casta permanecia nela até morrer.
As castas estavam ligadas à religião e às diferentes profissões. Acreditavam que as castas saíram do corpo de Deus que ali se chama Brama.
As castas permaneciam fixas, sempre na mesma posição social. Qualquer desrespeito a uma casta superior era punido com a expulsão do indivíduo da sua casta ou rebaixamento para a condição de pária. Uma vez expulso, era submetido aos trabalhos mais humilhantes e era considerado um impuro ou pária.
Era hábito, os hindus banharem-se nas águas do rio Ganges, o rio sagrado! Mas os párias estavam proibidos de o fazer, e de frequentar os templos e até de ler os ensinamentos sagrados.
Todos esses preceitos continuam em voga nos dias de hoje! Ou seja, apesar do sistema de castas ter sido proibido por lei, ele continua nos dias de hoje a fazer-se sentir na sociedade indiana.
Sem comentários:
Enviar um comentário