Pôr do Sol no Alentejo

Pôr do Sol no Alentejo

Seguidores

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Índia terra de contrastes o Hinduísmo ( 3ª )

3ºParte (Continuação)
Objectivos da vida humana
O pensamento hindu clássico aceita os seguintes objectivos da vida humana, conhecidos como os Puruṣārthas ou "quatro objectivos da vida":
- Dharma: Seguir por um caminho certo de acordo com os códigos morais, espirituais, de justiça, etc. Dharma é o espírito divino que define tudo no universo e que existe em cada indivíduo, no seu subconsciente. O homem só precisa ouvir o seu subconsciente e seguir pelo caminho correcto.
- Artha: É a busca da riqueza guiada pelo Dharma. As pessoas não devem procurar a riqueza pela riqueza em si, mas com o intuito de ajudar sua família e a sociedade a alcançar o bem-estar. O desejo de riqueza é diferente da ganância de riqueza. O primeiro é altruísta enquanto o segundo é egoísta. Acumular riqueza para a família e bem-estar próprio não é pecado porém de forma honesta. O Hinduísmo defende a moderação na busca pelas metas materiais e espirituais.
- Kama: Está relacionado com desejo sexual. O sexo, segundo o hinduísmo, é uma parte importante da vida humana mas a luxúria não. A luxúria, assim como o orgulho e a ganância são um dos maiores obstáculos no caminho espiritual. A actividade sexual é permitida desde que não entre em conflito com os princípios do dharma.
Kama também pode ser entendido como outras formas de prazer e divertimento. Alegrias da família, satisfação intelectual.
- Moksha: É a libertação. O Dharma, Artha e Kama são preparatórios para esse objectivo final. Moksha significa ausência de delírio. Uma pessoa chega à libertação quando consegue o auto controle, a superação dos desejos, a entrega a Deus. Há vários caminhos que levam à salvação e os principais são: o Conhecimento, a Acção, a Devoção e a Renúncia.
Karma e Samsara
Karma pode ser traduzido literalmente como a "acção", e pode ser descrito como a "lei moral de causa e efeito". De acordo com os Upanixades um indivíduo, conhecido como o “jiva-atma”, (alma individual) desenvolve samskaras (impressões) a partir das acções, sejam elas físicas ou mentais. O linga sharira, um corpo mais subtil que o físico, porém menos subtil que a alma, armazena as impressões, e lhes carrega à vida seguinte, estabelecendo uma trajectória única para o indivíduo. Assim, o conceito de um karma infalível, neutro e universal, relaciona-se intrinsecamente à reencarnação, assim como à personalidade, característica e família de cada um. O karma une os conceitos de livre-arbítrio e destino.
O ciclo de acção, reacção, nascimento, morte e renascimento é um contínuo, chamado de Samsara. A noção de reencarnação e karma é uma premissa forte do pensamento hindu. O Bagavadguitá, ("Canção de Deus", texto religioso hindu) afirma que:
- Assim como uma pessoa veste roupas novas e deita fora as roupas velhas e rasgadas, uma alma reencarnada entra num novo corpo material, abandonando o antigo.
- O Samsara (o fluxo incessante de renascimentos) dá prazeres efémeros, que levam as pessoas a desejarem o renascimento para gozar dos prazeres de um corpo perecível. No entanto, acredita-se que escapar do mundo do Samsara através do Moksha (fim do ciclo de renascimentos e morte) assegura felicidade e paz duradouras. Acredita-se que depois de diversas reencarnações um Atman eventualmente procura a união com o espírito cósmico (Brama/Paramatman).
- A meta final da vida, referida como Moksha, é compreendida de diversas maneiras: como uma realização da união do Homem com Deus; como a realização da unidade de toda a existência; como a abnegação total e conhecimento perfeito do próprio Eu; como o alcance de uma paz mental perfeita; e como o desprendimento dos desejos mundanos. Tal realização liberta o indivíduo do Samsara e termina com o ciclo de renascimentos.
Yoga
Qualquer que seja a maneira na qual o hindu defina a meta da sua vida, existem diversos métodos (yogas) que os sábios ensinaram para se atingir aquela meta. Textos dedicados ao ioga incluem o Bagavadguitá (Bhagavad Gita), os Yoga Sutras, o Hatha Yoga Pradipika, a Gheranda Samhita, entre outros, e, como sua base filosófico/histórica, os Upanixades. Os caminhos que um indivíduo pode seguir para atingir a meta espiritual da vida (Moksha ou Samadhi) incluem:
Bakti-Yoga (Bhakti Yoga, o caminho do amor e da devoção)
Karma-Yoga (Karma Yoga, o caminho da acção correcta)
Raja-Yoga (Rāja Yoga, o caminho da meditação)
Jnana-Yoga (Jñāna Yoga, o caminho da sabedoria)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Acerca de mim

A minha foto
Seixal, Setúbal, Portugal